sábado, 15 de janeiro de 2011

A primeira intubação e o primeiro acesso central ninguém esquece!!!

Primeira postagem aqui. Espero que quem quiser ler e acompanhar minha caminhada nesses 2 anos que me restam na faculdade como interna goste.
Quero ter um registro futuro de como foi essa época da minha vida!
Não sei de quanto em quanto tempo vou ficar postando por causa do tempo, mas sempre que der o farei!

Bem,já se passaram 2 semanas que estou na UTI do HGCC e até aqui tem sido muito legal, mas muito parado. De procedimento mesmo só umas gasometrias arteriais e venosas mistas, uma extubação e a troca de um traqueóstomo. Nessa sexta tudo mudou e fez valer esse tempo de calmaria por lá!

Ontem(14/01/11) na UTI foi muito bom!!!
Tava me sentindo um poquemon digivoluindo!!!!kkkkkkkkkkkk
Ao contrário do que me falaram de um certo médico de lá, ele foi maravilhoso!!
Ensinou pencas e me mandou fazer tudo o que era procedimento!!
Primeira intubação e em seguida primeiro acesso central!!!
Saí de lá 19:30h parecendo pinto no lixo de tão feliz!!!heuheueheuh

Bom,aqui vai o que aconteceu:
13h sobe pra UTI uma puérpera de 35 anos da sua 4a gestação,com dispnéia intensa(FR=54), meio torporosa e com leucócitos=26.600(1%meta e 9% bastões). Ainda consciente, relatou sentir dispnéia há 3 dias e uma suposta dor no peito.Pulsos periféricos inpalpáveis e um sopro sistólico audível em foco mitral (3+/6+).
Ao referir “sono” o médico decidiu intubar pelo rebaixamento do sensório para garantir via aérea. Fiz o procedimento(hehe). Por conta do midazolam dado à paciente a PA foi para 34/23.
Foi iniciada dobuta e nora que ainda demoram alguns longos 5 minutos com aumentos de doses para conseguirem subir a PA dela.
Feito isso o residente da cirurgia foi chamado para fazer o acesso central, o qual fui euzinha que fiz(hehe de novo)!!
Rx feito e tanto o tubo quanto o acesso no local correto e uma área cardíaca acima do normal fiz uma gasometria arterial para verificar o estrago que a hipóxia por conta da baixa PA havia causado. PH=7,1 HCO3=9,1 e Lact=8,9. Foi medida uma PVC de 33. Dar líquido para reverter a acidose ou não dar por conta da ICC foi o dilema.
Depois de conversar com o médico e ele me ensinar horrores sobre dosagens de drogas e ICC falamos a respeito dessa acidose.
Tive que sair meio que correndo pra não ficar com o carro preso no estacionamento, mas o que ficou certo era que provavelmente a pct iria dialisar para reverter o quadro metabólico.

Segunda eu conto como ela ficou!!!heuehueheuhe

Bjs e bom fds!


P.S.: Pros meus amigos que não são da área da saúde aqui vai um breve glossário do que se passou no post acima tá?



  • Puérpera - mulher que teve nenêm recentemente
  • Dispnéia - falta de ar, desconforto para respirar
  • Sopro sistólico - sopro que se pode escutar quando o coração contrai
  • Rebaixamento de sensório - quando a pessoa vai diminuindo seu estado vigília para o desacordado
  • Intubar - colocar um tubo na laringe para ajudar o doente a respirar
  • Dobutamina e Noradrenalina - são medicações utilzadas para aumentar a força e a frequência das batidas do coração
  • Acesso central - ao invés de fazermos o conhecido acesso na veia do braço do paciente temos que fazer um acesso em um vaso mais calibroso do corpo, a veia subclávia por exemplo para que certas medicações sejam administradas
  • Gasometria arterial - retira-se sangue da artéria e não da veia para que sejam verificados os níveis de oxigênio, CO2 e outros indicadores de acidose metabólica(sangue fica com pH baixo) ou alcalose metabolica(sangue fica com pH básico)
  • PVC - pressão venosa central é medida pelo acesso central e é mais fidedigna para que várias condutas sejam adotadas
  • ICC - Insuficiência cardíaca congestiva é uma doença em que o coração não consegue bombear o sangue de maneira satisfatória para o corpo prejudicando os outros órgãos



Espero que tenha melhorado o entendimento de vocês!

Um comentário:

  1. Rááááá, adorei Samantha!!! Eu também estou escrevendo minhas memórias de interna, mas é em um caderninho :P Bom e quanto ao diagnóstico eu não posso falar nada sobre a tal da miocardiopatia dilatada periparto já que eu estou na pneumo, então pra mim seria mais uma TEP mesmo!!! Então proximo passo seria pedir um eco, D-dimero. Ela já poderia ter essa IC de base que descompensou depois do aumento repentino da pressão pulmonar... :P

    ResponderExcluir