Vamos ao resumo desses quase 20 dias na cardio.
Tem sido muito proveitosa a minha passagem pela cardio. Os receptores nos dão muita atenção, tiram dúvidas, nos valorizam e fazem com que a gente realmente tenha interesse de estar lá.
Não preciso nem dizer que ver os ECGs é um inferno!!! Aos poucos estou me acostumando mais com eles. Falta vergonha na cara pra estudar um pouco mais eu admito, mas mesmo assim já tá dando pra ter mais noção!
A ausculta também tem melhorado, mesmo o Dr. Fred escutando coisas que só ele escuta e a gente acredita que está ali!!!huehue!!! Olhar os CATEs agora ficou bem mais interessante também!!
A equipe de enfermagem tem sido um problema nesse setor. Auxiliares dando remédio de maneira errada pros pacientes, que quando são orientados reclamam e exigem que elas chequem a prescrição, quando não, tomam e nem sabem que está errado. Exames que tem que ser feitos em um paciente e o jejum é feito no vizinho, essas coisas. O pior é a cara de pau da enfermeira dizer que a culpa é da gente. Pense num ódio! Essa semana meu paciente tinha um cateterismo marcado para a noite, portanto só poderia comer até o horário do almoço, depois disso nem água, só que ela não instruiu direito o acompanhante. Disse que mandou uma outra interna avisar pra ele. Eu não estava na enfermaria e quando cheguei e vi a besteira que fizeram fui perguntar porque não avisaram direito o procedimento. Ela quase me engoliu. Fiquei calada borbulhando de ódio, o que pra quem me conhece não é fácil. Só fiz isso porque ainda faltam 10 dias, mas se algo ocorrer na última semana pode ter certeza que ela vai ouvir viu???Ah se vai!! Infelizmente se você trabalha em hospital tem que lidar com gente assim porque infelizmente o serviço não anda sem elas, mesmo que ande muito mal.
Pra completar as coisas chatas que aconteceram lá essa semana, o residente quis dar uma de esperto mas acabou levando um carão. Deixem eu explicar. Os residentes tem por obrigação comparecer ao ambulatório de um médico que é deficiente visual para escrever para ele nos prontuários, fazer as receitas, olhar os eletros e Rx e qualquer outra coisa que necessite da visão. O gaiato não querendo perder a visita na nossa enfermaria usou do seu poder de residente e mandou que a gente decidisse quem ia por ele. Tive azar e fui sorteada. Saí de lá bufando e com uma cara feia que quem me conhece sabe qual é.
Chegando lá me apresentei como interna e qual não foi a minha surpresa, o médico não gostou nada e pediu o cel do residente(gostinho de vingança!!!hehe). Liguei pro cel da Jú (outra interna) porque o dele estava desligado e o médico deu um carão nele dizendo que isso nunca havia ocorrido e que todas as vezes se um não pode ir que troque e mande outro RESIDENTE e não interno!!!! Fiquei muito feliz, ele tem que ver que algumas responsabilidades são deles e não dá pra jogar pro interno. Concordo com o médico, não temos experiência suficiente pra darmos um laudo de ECG com uma certeza indubitável. É uma vida ali que pode depender disso para um tratamento correto. Bom, outro residente foi designado para ir para lá e como eu já estava com raiva e não queria ver o residente nem pintado fiquei por lá mesmo ajudando.
Quando terminou resolvi voltar para a enfermaria para ver se ainda tinha algo para fazer, qual não foi minha outra surpresa que o Dr. Fred não tinha sido avisado que eu estava no tal ambulatório e quando eu falei que estava lá porque o residente mandou disse que nós não tínhamos nada que ir pra lá e que ia falar com o residente a respeito disso. Achei bem feito pra ele aprender!!!hehe
Fora esses contratempos tem sido muito legal estar na cardiologia esse mês, principalmente porque com o carnaval não tiveram tantas sessões clínicas. O povo só grita e discute na sessão deles, aí ninguém merece. É uma perda de tempo horrível!!!
Estava planejado passar o mês de abril em sampa num estágio na cirurgia geral de um hospital, mas ainda não obtive resposta. Torçam para que dê certo!!
Até mais!
Glossário:
ECG : eletrocardiograma. Aquele exame que se faz para vermos como está a atividade elétrica do coração, se está ocorrendo um infarto ou não, essas coisas.
Cateterismo ou CATE: Exame realizado com a colocação de um fio guia e um catéter(caninho) pela artéria femoral na virilha até o coração, lá é injetado contraste e visualizado os vasos que irrigam o músculo cardíaco, caso haja muito obstrução pode ser colocado no mesmo procedimento o que chamamos de stent e assim é feita a conhecida angioplastia
Ausculta cardíaca : é escutar o coração através de um estetoscópio e interpretar o que esses sons significam.
Que correria hein!
ResponderExcluiré...
meu tempo de cárdio me fez até querer seguir essa área (mas isso só durou uns... dois dias! hehehehe).
PS: somos colegas de YouDoc!
Abraços
Mariza
"Infelizmente se você trabalha em hospital tem que lidar com gente assim porque infelizmente o serviço não anda sem elas, mesmo que ande muito mal."
ResponderExcluirÉ f*** ter que concordar com verdades como essa =/
Posso estar sendo infeliz nesse comentário, mas minha crítica é quanto ao que percebo: há muitos profissionais (nesse caso, os que atuam em hospitais) que enxergam e se submetem a uma hierarquia vertical, quando na verdade há sim uma hierarquia alí dentro, mas de forma horizontal.
Nenhum profissional (mais uma vez destacando os que atuam em hospital) é mais ou menos importante e inteligente que outro, até porque há diversos tipos de inteligencia! Cada um tem sua bagagem de conhecimentos teórico e prático, área de atuaCão, limites, funCão, especialidade (...) ninguem pode trabalhar sozinho ou estar superior ao outro, ja que a atuaCão de cada um depende da plenitude profissional de todos outros, o que garante um resultado satisfatório e homeostático.
Boto fé em grupo/equipe multidisciplinar de cunho interdisciplinar, mesmo que a base disso seja o respeito e isso esteja em falta.
Parabens a você por sua postura, pelo seu trabalho e (mais uma vez!) por este blog.
Espero que o residente tenha aproveitado coisas boas da atitude dele.
AbraCo em você, bons estudos e ótima semana!